Este blog tem como proposta criar um ambiente interativo, colaborativo e de construção coletiva, onde a participação dos visitantes é importante para a construção do conhecimento.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Minhas vivências na construção de um trabalho colaborativo



Desenvolvi no segundo semestre de 2008, junto à Escola Estadual Mestra Virgínia Reis, município do Serro/MG, um projeto que denominamos “A informática aliada ao Processo de Alfabetização”. Tal projeto surgiu com o objetivo de ajudá-la a superar os desafios e obter sucesso em seu trabalho pedagógico na alfabetização dos seus alunos, em consonância às diretrizes do Plano de Intervenção Pedagógica – PIP, um programa da SEE-MG, onde a meta prioritária é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Segundo as avaliações do PROALFA (Programa Estadual de Avaliação da Alfabetização) algumas escolas que apresentaram um grande número de alunos no baixo desempenho e nível intermediário e um número mínimo no recomendável, foram denominadas de escolas estratégicas.
Uma vez incluída na relação das escolas estratégicas, a E.E. Mestra Virgínia Reis, interessou-se pela idéia do projeto inserindo os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s na alfabetização dos alunos com baixo desempenho.
Iniciei o trabalho reunindo com os profissionais da escola que poderiam estar envolvidos no projeto, entre diretor, especialistas, bibliotecário, professores e alunos monitores para discutirmos, sugerirmos e definirmos quais as estratégias e recursos a serem utilizados, como o computador, internet, TV, DVD’s da TV escola, biblioteca, etc.
Foi sugerido que fizéssemos um cronograma de atendimento para melhor organização e definição dos horários para utilização da sala de informática uma vez que paralelamente à capacitação, os professores com o apoio dos alunos monitores já levariam os alunos para desenvolverem atividades que ajudariam no processo de alfabetização.
A escola já contava com a presença de “Alunos monitores” na sala de informática, auxiliando o trabalho de pesquisa e o uso dos computadores pelos alunos, esses alunos monitores eram formados por ex-alunos da escola que dedicavam a essas atividades, algumas horas voluntariamente (amigos da escola).
Definimos iniciar a capacitação com professores do ciclo inicial, ciclo complementar e especialistas na utilização do computador, explorando os recursos básicos do editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação, com atividades lúdicas e jogos de alfabetização através do ambiente virtual.
Diversas atividades foram desenvolvidas no computador como caça- palavras, histórias em quadrinho, criação de texto coletivo, quebra-cabeça, linha de tempo, poesias, tabelas, gráficos, exploramos o site www.brincandoseaprende.com.br, pela infinidade de atividades pedagógicas nas diversas disciplinas e conteúdos, bem como outros sites e atividades educacionais disponíveis na internet.
Assistimos alguns vídeos, fizemos leituras e discussão de textos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de construção do conhecimento.
Durante a realização do projeto, visitamos a escola no período de setembro a dezembro/08 para acompanhamento das atividades, concluindo uma capacitação de 40h junto aos professores e especialistas envolvidos.
Percebemos que a escola por ser “Tempo Integral”, foi intensa a participação dos professores e alunos e com ótimos resultados pedagógicos.
Nesta proposta foi fundamental o apoio e envolvimento do gestor, especialista e inspetor escolar, que acompanharam todas as fases e desenvolvimento das atividades.
Nossa maior alegria foi perceber a empolgação dos professores, a abertura e utilização efetiva da sala de informática pelos alunos.
Hoje a Escola Estadual Mestra Virgínia Reis não faz parte da relação de escolas estratégicas, não podemos dizer que isso se deve somente ao projeto, mas contribuímos sim, despertando a percepção, o interesse, a vontade, o espírito de colaboração.
É a força de um trabalho coletivo...
Todas as atividades desenvolvidas foram registradas através de um Portfólio.

Sem comentários:

Enviar um comentário