
"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você". (Richard Bach)
ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação Ambiental
DISCIPLINA
Ciências
TEMA - ÁGUA: USO SEM ABUSO
EMENTA
A poluição e o mau uso de mananciais ampliam a escassez hídrica e fazem do acesso à água potável um foco de tensão em diversas partes do nosso planeta.
O corpo humano é composto de mais de dois terços de água. Para manter a saúde, precisamos bebê-la várias vezes ao dia. É condição básica para a existência da vida; faz parte da rotina de todos. Com ela, escovamos os dentes, tomamos banho, lavamos roupa, louça e ainda geramos energia elétrica, produzimos alimentos, movemos indústrias, transportamos mercadorias e aproveitamos o lazer. O planeta, fornecedor dessa fonte vital, também precisa dela para manter-se saudável – e garantir o equilíbrio do clima e dos ambientes naturais. Não é por acaso que a água simboliza a vida. O problema é que se torna um bem cada vez mais escasso. Disputada como um tesouro raro e precioso, ela pode se transformar em motivo de violência e guerra, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje, calcula-se que 2,2 bilhões de habitantes, quase um terço da humanidade, sofre com a falta de água potável. Em 20 anos, serão 3,9 bilhões com sede.
A proposta do projeto é trabalhar com a questão hídrica no Ensino Fundamental. Será abordado aqui, sob o ângulo da sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra. Deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
O projeto será desenvolvido por professores e alunos, numa proposta interdisciplinar, com o uso das diversas mídias existentes na escola. Acreditando que o uso das tecnologias mudam o processo educacional, passando da instrução centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno, que passa a ser co-responsável pelo seu próprio aprendizado, numa construção colaborativa de seu conhecimento.
OBJETIVOS
Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta;
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas;
Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar propostas para seu uso sustentável;
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 6º ano – Ensino Fundamental
CONTEÚDO
Origem
Importância
Composição
Estados
Ciclo da Água
Sustentabilidade
Consumo consciente
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
A proposta é iniciar o Projeto “Água – Uso sem Abuso” com alunos e professor assistindo ao vídeo Planeta Água, que mostra aspectos do ciclo da água na natureza e sua presença na superfície terrestre (rios, lagos e mares) e na atmosfera, além de conscientizar para sua preservação e conservação. Em seguida iniciar uma conversa para estimular os alunos a falarem sobre aspectos climáticos que já tenham observado. Destacando-se que a Terra é o único planeta do Sistema Solar que tem a água nos três estados (sólido, líquido e gasoso). Estimulando também, a participação dos alunos para uma discussão e reflexão sobre a importância da presença de água no Planeta. Após as discussões, os alunos farão representações em textos, desenhos ou colagem de figuras sobre os caminhos da água.
O professor vai trabalhar uma atividade prática realizada no laboratório de ciências, seguindo um roteiro. Nesta atividade o professor trabalha com as transformações dos estados da água, onde os alunos através da experimentação vivenciam tais transformações, seguindo os procedimentos e respondendo questões.
A sala de informática também será utilizada como recurso pedagógico neste projeto, onde os alunos através da internet, terão acesso a uma simulação sobre ciclo da água, onde em seguida através do Editor de Desenhos (Paint), criarão um desenho indicando todos os caminhos percorridos pela água.
Também na sala de informática, os alunos organizados em grupos utilizarão os recursos da internet para pesquisa sobre origem, recursos, importância, sustentabilidade, distribuição e disponibilidade de água na Terra, gestão dos recursos hídricos, para posteriormente criarem folhetos e/ou folders a serem distribuídos e utilizados na sensibilização de toda a comunidade escolar, com dicas, informações, ilustrações, charadas, etc.
Como atividade externa, os alunos farão visita a uma estação de tratamento de água para conhecer, saber como funciona e discutir sobre a realidade da poluição dos rios.
Será criada uma campanha educativa com o objetivo de adotar atitudes ecológicas de solidariedade e respeito ao meio ambiente. Uma campanha solidária para informar e conscientizar sobre a problemática ambiental e o uso racional dos recursos naturais conscientizando a população para a prática de ações sustentáveis no dia-a-dia, mostrando que pequenas mudanças de atitude ajudam a melhorar a qualidade de vida.
Os alunos irão lançar a campanha através de meios de comunicação como a rádio comunitária, incluirão na programação a discussão sobre a temática ambiental procurando informar e mostrar à sociedade os problemas ambientais locais e as ações positivas adotadas na comunidade em relação ao meio ambiente. Por meio de noticiários, entrevistas, vinhetas, etc. buscarão colaborar na conscientização dos indivíduos para a conservação ambiental, incentivando-os para a adoção de boas práticas. Mostrarão que, sozinho, o cidadão não consegue acabar com o desmatamento, com a poluição dos rios ou do ar, mas pode, com pequenas atitudes, evitar o desperdício de água limpa, diminuir emissão de gases poluentes e comprar madeira legal, etc. Os ouvintes serão estimulados a participar de atividades como coleta seletiva do lixo, preservação de rios e lagos, mutirão de limpeza, etc.
O rádio envolve o ouvinte, fazendo-o participar por meio da criação de um ‘diálogo mental’ com o emissor. “Ao mesmo tempo, desperta a imaginação através da emocionalidade das palavras e dos recursos de sonoplastia, permitindo que as mensagens tenham nuances individuais, de acordo com as expectativas de cada um”. (ORTRIWANO, 1985, p.80).
Os alunos finalizarão os trabalhos do projeto, criando coletivamente um Blog a ser organizado com as informações coletadas ao longo do projeto. Neste Blog, utilizarão ainda, imagens e vídeos selecionados na internet, depoimento de alunos, familiares e professores, entrevistas com profissionais ambientalistas, etc.
O Blog será amplamente divulgado a todos os alunos da escola, bem como na comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa, ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, orientando o aluno e o professor na construção do conhecimento. Ocorrerá de forma simultânea ao processo de ensino aprendizagem, a partir da coleta de dados, permitindo aos alunos e professores que ajustem suas estratégias, reconheçam e corrijam os erros cometidos na realização das tarefas.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
CONCLUSÃO
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
Referências
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaplanetaa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.klickeducacao.com.br
ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação Ambiental
DISCIPLINA
Ciências
TEMA - ÁGUA: USO SEM ABUSO
EMENTA
A poluição e o mau uso de mananciais ampliam a escassez hídrica e fazem do acesso à água potável um foco de tensão em diversas partes do nosso planeta.
O corpo humano é composto de mais de dois terços de água. Para manter a saúde, precisamos bebê-la várias vezes ao dia. É condição básica para a existência da vida; faz parte da rotina de todos. Com ela, escovamos os dentes, tomamos banho, lavamos roupa, louça e ainda geramos energia elétrica, produzimos alimentos, movemos indústrias, transportamos mercadorias e aproveitamos o lazer. O planeta, fornecedor dessa fonte vital, também precisa dela para manter-se saudável – e garantir o equilíbrio do clima e dos ambientes naturais. Não é por acaso que a água simboliza a vida. O problema é que se torna um bem cada vez mais escasso. Disputada como um tesouro raro e precioso, ela pode se transformar em motivo de violência e guerra, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje, calcula-se que 2,2 bilhões de habitantes, quase um terço da humanidade, sofre com a falta de água potável. Em 20 anos, serão 3,9 bilhões com sede.
A proposta do projeto é trabalhar com a questão hídrica no Ensino Fundamental. Será abordado aqui, sob o ângulo da sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra. Deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
O projeto será desenvolvido por professores e alunos, numa proposta interdisciplinar, com o uso das diversas mídias existentes na escola. Acreditando que o uso das tecnologias mudam o processo educacional, passando da instrução centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno, que passa a ser co-responsável pelo seu próprio aprendizado, numa construção colaborativa de seu conhecimento.
OBJETIVOS
Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta;
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas;
Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar propostas para seu uso sustentável;
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 6º ano – Ensino Fundamental
CONTEÚDO
Origem
Importância
Composição
Estados
Ciclo da Água
Sustentabilidade
Consumo consciente
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
A proposta é iniciar o Projeto “Água – Uso sem Abuso” com alunos e professor assistindo ao vídeo Planeta Água, que mostra aspectos do ciclo da água na natureza e sua presença na superfície terrestre (rios, lagos e mares) e na atmosfera, além de conscientizar para sua preservação e conservação. Em seguida iniciar uma conversa para estimular os alunos a falarem sobre aspectos climáticos que já tenham observado. Destacando-se que a Terra é o único planeta do Sistema Solar que tem a água nos três estados (sólido, líquido e gasoso). Estimulando também, a participação dos alunos para uma discussão e reflexão sobre a importância da presença de água no Planeta. Após as discussões, os alunos farão representações em textos, desenhos ou colagem de figuras sobre os caminhos da água.
O professor vai trabalhar uma atividade prática realizada no laboratório de ciências, seguindo um roteiro. Nesta atividade o professor trabalha com as transformações dos estados da água, onde os alunos através da experimentação vivenciam tais transformações, seguindo os procedimentos e respondendo questões.
A sala de informática também será utilizada como recurso pedagógico neste projeto, onde os alunos através da internet, terão acesso a uma simulação sobre ciclo da água, onde em seguida através do Editor de Desenhos (Paint), criarão um desenho indicando todos os caminhos percorridos pela água.
Também na sala de informática, os alunos organizados em grupos utilizarão os recursos da internet para pesquisa sobre origem, recursos, importância, sustentabilidade, distribuição e disponibilidade de água na Terra, gestão dos recursos hídricos, para posteriormente criarem folhetos e/ou folders a serem distribuídos e utilizados na sensibilização de toda a comunidade escolar, com dicas, informações, ilustrações, charadas, etc.
Como atividade externa, os alunos farão visita a uma estação de tratamento de água para conhecer, saber como funciona e discutir sobre a realidade da poluição dos rios.
Será criada uma campanha educativa com o objetivo de adotar atitudes ecológicas de solidariedade e respeito ao meio ambiente. Uma campanha solidária para informar e conscientizar sobre a problemática ambiental e o uso racional dos recursos naturais conscientizando a população para a prática de ações sustentáveis no dia-a-dia, mostrando que pequenas mudanças de atitude ajudam a melhorar a qualidade de vida.
Os alunos irão lançar a campanha através de meios de comunicação como a rádio comunitária, incluirão na programação a discussão sobre a temática ambiental procurando informar e mostrar à sociedade os problemas ambientais locais e as ações positivas adotadas na comunidade em relação ao meio ambiente. Por meio de noticiários, entrevistas, vinhetas, etc. buscarão colaborar na conscientização dos indivíduos para a conservação ambiental, incentivando-os para a adoção de boas práticas. Mostrarão que, sozinho, o cidadão não consegue acabar com o desmatamento, com a poluição dos rios ou do ar, mas pode, com pequenas atitudes, evitar o desperdício de água limpa, diminuir emissão de gases poluentes e comprar madeira legal, etc. Os ouvintes serão estimulados a participar de atividades como coleta seletiva do lixo, preservação de rios e lagos, mutirão de limpeza, etc.
O rádio envolve o ouvinte, fazendo-o participar por meio da criação de um ‘diálogo mental’ com o emissor. “Ao mesmo tempo, desperta a imaginação através da emocionalidade das palavras e dos recursos de sonoplastia, permitindo que as mensagens tenham nuances individuais, de acordo com as expectativas de cada um”. (ORTRIWANO, 1985, p.80).
Os alunos finalizarão os trabalhos do projeto, criando coletivamente um Blog a ser organizado com as informações coletadas ao longo do projeto. Neste Blog, utilizarão ainda, imagens e vídeos selecionados na internet, depoimento de alunos, familiares e professores, entrevistas com profissionais ambientalistas, etc.
O Blog será amplamente divulgado a todos os alunos da escola, bem como na comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa, ao longo de todo o desenvolvimento do projeto, orientando o aluno e o professor na construção do conhecimento. Ocorrerá de forma simultânea ao processo de ensino aprendizagem, a partir da coleta de dados, permitindo aos alunos e professores que ajustem suas estratégias, reconheçam e corrijam os erros cometidos na realização das tarefas.
O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
CONCLUSÃO
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
Referências
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaplanetaa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.klickeducacao.com.br
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